Glossário - Termos Comuns
postado por Carlos A Correia em 5/07/2009
Termos que serão utilizados no blog, principalmente nas análises.
Sigo a linha apresentada nos livros de Schomberg (Fundamentos da Composição; Harmonia; Função Estruturada), e de Carlos Almada (artigos e anotações de aulas).
1) Estruturas
Letras entre colchetes: representam temas, ou seções;
[A] : Tema A, ou tema principal, ou primeiro tema apresentado;
[A1], [A2], ... : temas individuais e complementares que formam o Tema A;
[B] : Tema B, ou tema secundário, ou o segundo tema apresentado;
[B1], [B2], ... : temas individuais e complementares que formam o Tema B;
[C], [D], ... : respectivamente, temas C, D, etc..;
[Tr] : transição (geralmente do Tema A p/ o B) ou retransição (geralmente de algum tema para volta ao tema A);
[Des] : desenvolvimento;
[Exp] : exposição;
[Reexp] : reexposição;
[S1],[S2], [S3], ... : seção 1, seção 2, seção 3, etc...;
[S1.1], [S1.2], [S1.3], ... : subdivisões da seção 1;
[fr] : frase;
' - aspas simples, ou apóstrofe, indica variação;
[mod] : trecho que serve como modelo para algo que há de vir;
[rep] : repetição de um modelo apresentado;
[seq] : sequência de um modelo. O modelo é refeito em outro grau da escala, ou em outra nota diferente do modelo, por grau conjunto ou não;
[rep'] : repetição variada;
[seq'] : sequência variada;
[a]-[b]-[a'] - indica as partes da estrutura ternária, onde [a] é o tema inicial, [b] seu contraste, e [a'] a volta ao tema inicial variado.
2) Aspectos Harmônicos
Algarismos Romanos (I,II,III,IV,V,VI,VII) : indicam o grau (função) harmônico para uma tonalidade ou região de referência.
M - Maior
m - menor
o - diminuto
+ - aumentado
b - bemol
# - sustenido
bb - duplo bemol
## - duplo sustenido
A, B, C, D, E, F, G - i) notas Lá, Si, Dó, Ré, Mi, Fá, Sol; ii) tonalidades maiores - Lá Maior, Si Maior, etc..; iii) acordes Maiores - Lá Maior (lá - dó sustenido - mi), Si Maior (si - ré sustenido - fá sustenido), etc. ...;
Am, Bm, Cm, ... - acordes ou tonalidades menores. Am = acorde/tonalidade Lá menor, Bm = acorde/tonalidade Si menor;
Ao, Bo, ... - Lá diminuto (lá - dó - mi bemol - sol bemol), Si diminuto (si - ré - fá - lá bemol), etc...
A+, B+, ... - tríada aumentada - acorde de Lá aumentado (lá - dó sustenido - mi sustenido), acorde de Sí aumentado (si - ré sustenido - fá duplo sustenido);
X7 - acorde com sétima (considera-se que toda dominante, V grau, já esteja embutido a sétima do acorde)
X6 - primeira inversão do acorde
X65 - primeira inversão do acorde com sétima
X64 - segunda inversão do acorde
X43 - segunda inversão do acorde com sétima
X2 - terceira inversão do acorde (quando a sétima se encontra no baixo)
X9 - acorde com nona
Relações entre os graus:
x/y - indica uma função, ou grau, x relativa a y.
Exemplos com referência a dó:
V/IV - Dominante do IV grau = Dó Maior;
II/V - Segunda da Dominante = lá menor;
Vo/V - Dominante diminuto da Dominante = Fa# diminuto (fá# - lá - dó - mib)
V/II - Dominante do segundo grau = Lá Maior (com sétima implícita)
Nomenclatura das Regiões:
(veja mais abaixo. Por algum motivo, a tabela criou um espaço daqui até o início dela. Por favor, role para baixo para ver a continuação das informações)
Exemplos de Relações de Regiões (referência em Dó Maior (C) ):
SM.M - SubMediante Maior da Mediante Maior = C# (Dó sustenido Maior);
v.SD - dominante menor da SubDominante Maior = Cm (dó menor);
D.v.SD - Dominante Maior da dominante menor da SubDominante Maior = G (Sol Maior);
Nap.v - Napolitano da Dominante menor = Ab (Lá bemol).
Acordes Errantes (ou de empréstimos, ou alterados) são acordes que não pertencem a escala da tônica, ou da região em que se encontra. Podem ser formados por acordes emprestados de outras regiões, ou por alterações nas notas dos acordes, ou como consequencia do movimento das vozes.
Notação dos Acordes Errantes: com risco nos graus
I, II, III, etc. : o corte nos acordes indicam alteração em uma ou mais notas dos acordes naturais da escala em que se encontram.
Alguns Exemplos (com referência a Dó Maior)
II+: segundo aumentada, sexta aumentada, ou acorde germânico - F#-Ab-C-Eb
II : segundo alterado, ou riscado - geralmente se refere a D-F#-Ab-C
IIo: segundo meio-diminuto - D-F-Ab-C
IVm : F-Ab-C
Vm ou v : G-Bb-C
(para maiores informações e definições sobre acordes errantes, ver Harmonia - Schoenberg)
Outras notações:
Tr : Trítono - intervalo de 5o (quinta-diminuta) - exs.: si-fá, dó#-sol;
STr ou STri : Super-Trítono - intervalo de 3o (terça-diminuta) (ver postagem sobre super-trítono) - exs.: fá#-láb, dó#-mib, si-réb;
T : tono;
ST : semitono;
Col : coleção;
3) Gerais
c. - indica o número do compasso;
c.x a y - indica que o trecho se inicia no compasso x e termina no compasso y. Importante: em muitos casos, uma frase, ou tema, inicia-se com uma anacruse, porém, para nossos fins e na maioria dos casos, o compasso que se encontra a anacruse não será indicada como seu início.
m.x - indica o motivo como referência;
Livros Sugeridos:
SCHOENBERG, Arnold. Structural functions of harmony. (Leonard Stein, ed.) Nova York: W.W.Norton & Company, 1969.
SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. (Marden Maluf, trad.) São Paulo: Editora Unesp, 2001.
SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da composição musical (trad. SEINCMAN,Eduardo) Edusp
Sigo a linha apresentada nos livros de Schomberg (Fundamentos da Composição; Harmonia; Função Estruturada), e de Carlos Almada (artigos e anotações de aulas).
1) Estruturas
Letras entre colchetes: representam temas, ou seções;
[A] : Tema A, ou tema principal, ou primeiro tema apresentado;
[A1], [A2], ... : temas individuais e complementares que formam o Tema A;
[B] : Tema B, ou tema secundário, ou o segundo tema apresentado;
[B1], [B2], ... : temas individuais e complementares que formam o Tema B;
[C], [D], ... : respectivamente, temas C, D, etc..;
[Tr] : transição (geralmente do Tema A p/ o B) ou retransição (geralmente de algum tema para volta ao tema A);
[Des] : desenvolvimento;
[Exp] : exposição;
[Reexp] : reexposição;
[S1],[S2], [S3], ... : seção 1, seção 2, seção 3, etc...;
[S1.1], [S1.2], [S1.3], ... : subdivisões da seção 1;
[fr] : frase;
' - aspas simples, ou apóstrofe, indica variação;
[mod] : trecho que serve como modelo para algo que há de vir;
[rep] : repetição de um modelo apresentado;
[seq] : sequência de um modelo. O modelo é refeito em outro grau da escala, ou em outra nota diferente do modelo, por grau conjunto ou não;
[rep'] : repetição variada;
[seq'] : sequência variada;
[a]-[b]-[a'] - indica as partes da estrutura ternária, onde [a] é o tema inicial, [b] seu contraste, e [a'] a volta ao tema inicial variado.
2) Aspectos Harmônicos
Algarismos Romanos (I,II,III,IV,V,VI,VII) : indicam o grau (função) harmônico para uma tonalidade ou região de referência.
M - Maior
m - menor
o - diminuto
+ - aumentado
b - bemol
# - sustenido
bb - duplo bemol
## - duplo sustenido
A, B, C, D, E, F, G - i) notas Lá, Si, Dó, Ré, Mi, Fá, Sol; ii) tonalidades maiores - Lá Maior, Si Maior, etc..; iii) acordes Maiores - Lá Maior (lá - dó sustenido - mi), Si Maior (si - ré sustenido - fá sustenido), etc. ...;
Am, Bm, Cm, ... - acordes ou tonalidades menores. Am = acorde/tonalidade Lá menor, Bm = acorde/tonalidade Si menor;
Ao, Bo, ... - Lá diminuto (lá - dó - mi bemol - sol bemol), Si diminuto (si - ré - fá - lá bemol), etc...
A+, B+, ... - tríada aumentada - acorde de Lá aumentado (lá - dó sustenido - mi sustenido), acorde de Sí aumentado (si - ré sustenido - fá duplo sustenido);
X7 - acorde com sétima (considera-se que toda dominante, V grau, já esteja embutido a sétima do acorde)
X6 - primeira inversão do acorde
X65 - primeira inversão do acorde com sétima
X64 - segunda inversão do acorde
X43 - segunda inversão do acorde com sétima
X2 - terceira inversão do acorde (quando a sétima se encontra no baixo)
X9 - acorde com nona
Relações entre os graus:
x/y - indica uma função, ou grau, x relativa a y.
Exemplos com referência a dó:
V/IV - Dominante do IV grau = Dó Maior;
II/V - Segunda da Dominante = lá menor;
Vo/V - Dominante diminuto da Dominante = Fa# diminuto (fá# - lá - dó - mib)
V/II - Dominante do segundo grau = Lá Maior (com sétima implícita)
Nomenclatura das Regiões:
(veja mais abaixo. Por algum motivo, a tabela criou um espaço daqui até o início dela. Por favor, role para baixo para ver a continuação das informações)
Região | Significado | Referência com dó (Ex.) |
---|---|---|
T | Tônica Maior | Dó Maior |
D | Dominante Maior | Sol Maior |
SD | SubDominante Maior | Fá Maior |
dor | dórico (menor) | ré menor |
m | mediante menor | mi menor |
sm | submediante menor | lá menor |
t | tônica menor | dó menor |
v | dominante menor | sol menor |
sd | subdominante menor | fá menor |
S/T | Super Tônica (Maior) | Ré Maior |
M | Mediante Maior | Mi Maior |
SM | SubMediante Maior | Lá Maior |
Np | Napolitano (Maior) | Ré bemol Maior |
bM | bemol Mediante Maior | Mi bemol Maior |
bSM | bemol SubMediante Maior | Lá bemol Maior |
bMD | bemol Mediante da Dominante Maior | Si bemol Maior |
bm | bemol mediante menor | mi bemol menor |
bsm | bemol submediante menor | lá bemol menor |
bmv | bemol mediante da dominante menor | si bemol menor |
Exemplos de Relações de Regiões (referência em Dó Maior (C) ):
SM.M - SubMediante Maior da Mediante Maior = C# (Dó sustenido Maior);
v.SD - dominante menor da SubDominante Maior = Cm (dó menor);
D.v.SD - Dominante Maior da dominante menor da SubDominante Maior = G (Sol Maior);
Nap.v - Napolitano da Dominante menor = Ab (Lá bemol).
Acordes Errantes (ou de empréstimos, ou alterados) são acordes que não pertencem a escala da tônica, ou da região em que se encontra. Podem ser formados por acordes emprestados de outras regiões, ou por alterações nas notas dos acordes, ou como consequencia do movimento das vozes.
Notação dos Acordes Errantes: com risco nos graus
Alguns Exemplos (com referência a Dó Maior)
II
IVm : F-Ab-C
Vm ou v : G-Bb-C
(para maiores informações e definições sobre acordes errantes, ver Harmonia - Schoenberg)
Outras notações:
Tr : Trítono - intervalo de 5o (quinta-diminuta) - exs.: si-fá, dó#-sol;
STr ou STri : Super-Trítono - intervalo de 3o (terça-diminuta) (ver postagem sobre super-trítono) - exs.: fá#-láb, dó#-mib, si-réb;
T : tono;
ST : semitono;
Col : coleção;
3) Gerais
c. - indica o número do compasso;
c.x a y - indica que o trecho se inicia no compasso x e termina no compasso y. Importante: em muitos casos, uma frase, ou tema, inicia-se com uma anacruse, porém, para nossos fins e na maioria dos casos, o compasso que se encontra a anacruse não será indicada como seu início.
m.x - indica o motivo como referência;
CURSO DE COMPOSIÇÃO: http://www.tecnicasdecomposicao.com.br/p/curso-composicao-musical.html
POSTAGENS SOBRE ANÁLISES: http://www.tecnicasdecomposicao.com.br/search/label/An%C3%A1lise%20Musical
POSTAGENS SOBRE TEORIAS E ARTIGOS: http://www.tecnicasdecomposicao.com.br/search/label/Artigos%20e%20Teorias
Livros Sugeridos:
SCHOENBERG, Arnold. Structural functions of harmony. (Leonard Stein, ed.) Nova York: W.W.Norton & Company, 1969.
SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. (Marden Maluf, trad.) São Paulo: Editora Unesp, 2001.
SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da composição musical (trad. SEINCMAN,Eduardo) Edusp
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