Dúvidas Teóricas - Notações da Teoria Musical
postado por Carlos A Correia em 3/04/2011
Tenho recebido alguns e-mails de leitores com algumas dúvidas teóricas. São dúvidas sobre harmonia, notação, formas, etc....
Então, para não ficar sempre repetindo a cada um, resolvi colocar uma breve explicação nesta postagem.
Não será uma aula, e nem pretendo ser exaustivo nas explicações.
Todos os exemplos se baseiam na tonalidade Dó Maior, com exceção daquelas explícitas no texto.
obs.: obrigado a todos que me enviaram e-mails elogiando e solicitando algumas explicações. Espero poder atendê-los sempre na medida do possível.
A) Harmonia
Dúvida: "o que quer dizer a notação X/Y, por exemplo, V/V ou Vo/iii?"
Essa é uma notação de função dos acordes, ou seja, qual a função de um acorde em uma determinada tonalidade.
Em dó maior, temos as seguintes funções.
I = acorde de dó maior (dó-mi-sol)
II = ac. ré menor (ré-fá-lá)
III = mi menor (mi-sol-si)
IV = fá maior (fá-lá-dó)
V = sol maior (sol-si-ré)
VI = lá menor (lá-dó-mi)
VII = si diminuto (si-ré-fá) <= note a presença do trítono si-fá (intervalo de quinta diminuta)
O acorde dó-mi-sol é I em Dó Maior, mas pode ser V na tonalidade de Fá Maior.
Da mesma maneira, o acorde ré-fá-lá é II em Dó Maior, mas também IV (ou iv) em lá menor.
Não é padrão, mas podemos adotar o padrão maiúscula ou minúscula quando queremos enfatizar se o acorde (função) é maior ou menor. Por exemplo, o acorde dó-mi bemol-sol é I na tonalidade de Dó menor, mas na tonalidade de Dó Maior, se colocarmos esse acorde (com mi bemol) o I se transformaria em i (indicação de acorde menor). É apenas uma notação para facilitar o nosso entendimento.
Com isso, podemos adotar uma notação de função relativa a outras tonalidades.
Vejamos:
Como o acorde dó-mi-sol pode ser V na tonalidade de Fá Maior, podemos dizer que este acorde tem a função de V/IV, ou seja, ele é a dominante (V) do acorde de Fá Maior (IV).
É uma notação relativa pois estamos adotando a tônica da música como Dó Maior. Caso a tônica mude em seguida para Fá Maior, aquele acorde teria duas interpretações:
Em Dó Maior = V/IV
Em Fá Maior = V
Veja a imagem:
Do mesmo modo, o acorde ré-fá-lá é II em Dó Maior, mas se usarmos (ainda na tonalidade de Dó Maior) o acorde ré-fá sustenido-lá passaria a ter a função V/V, pois ré-fá#-lá é dominante de Sol Maior (ou menor). Assim temos:
ré-fá#-lá: V/V em Dó Maior
ré-fá#-lá: V em Sol Maior (caso haja modulação)
Se não ocorreu a modulação, dizemos que este acorde V/V é um acorde emprestado, ou acorde errante. Ou seja, é um acorde pertencente a outra tônica usada momentâneamente na tônica de Dó Maior.
Vejamos um outro exemplo: um acorde que aparece em algumas cadências de Dó Maior
réb-fá-láb
Este acorde é o I em Ré Bemol Maior, mas em Dó Maior chamamos de Acorde Napolitano (Nap).
É um acorde estranho à escala de Dó Maior, e serve de apoio cadencial, muitas vezes usado na seguinte sequencia: I6-Nap6-I64-V-I
Seguem alguns exemplos:
Vo/V = fá#-lá-dó-mib (Vo leia-se: "V diminuto")
V/iii ou V/III = si-ré#-fá#-lá (o lá é a sétima desta dominante, e é uma nota implícita em um acorde dominante, do mesmo modo que fá é implícita no acorde dominante de dó maior)
Nap/II = mib-sol-sib (acorde Napolitano de ré)
V/II 6 = dó#-mi-sol-lá (primeira inversão da dominante de ré)
III+ = mi-sol-si# (tríada aumentada sobre mi)
Mãos à obra! Veja alguns posts de análises musicais utilizando os conceitos acima:
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